quarta-feira, 20 de março de 2013

CORRIDA DE ALELUIA 2013

CORRIDA DE ALELUIA 2013
EMEF TETSU CHINONE
Elaborado por: Profª Margarete Freitas
marguitcho@hotmail.com

O PROJETO AGOSTO DOURADO - CORRIDA DE ALELUIA 2013, prevê o resgate histórico da Corrida de Aleluia, pela sua tradição na cidade e entre as corridas de rua, sendo ela a terceira prova oficial mais antiga do Brasil, a Corrida de Aleluia é mais um símbolo de orgulho para nós São-roquenses. A ideia é mobilizar os jovens e a sua família, no sentido de reconhecer, pesquisar, divulgar e participar deste importante evento esportivo da nossa cidade.

Objetivos:

Mostrar aos jovens o valor histórico deste evento, já que muitos desconhecem sua importância. Trazer os pais para a esfera educacional através deste projeto. Incentivar a prática de esportes;
Pretende-se ainda, promover reflexões, a leitura, a pesquisa, a harmonia do trabalho em grupo favorecendo a aprendizagem cooperativa, orientar a comunicação, contribuir no processo educativo, através do desenvolvimento da consciência crítica, expressiva e criativa do aluno. Fazer com que os jovens aprendam a valorizar nossa cidade, a Corrida de Aleluia, enfim toda cultura e tradição de São Roque.
  
Justificativa:

Este projeto justifica se por vários motivos: Muitas pessoas não conhecem a importância da Corrida de Aleluia, e nós educadores temos a  obrigação de perpetuar nossos costumes.
As pessoas passam muito tempo em atividades que levam ao sedentarismo, como jogos virtuais, internet, televisão, celulares.
Um dos maiores desafio da escola que é trazer a família e a comunidade para participar mais ativamente das atividades da escola.

Materiais utilizados:
Jornais antigos, apoio tecnológico da escola, como Tv, Dvd, computadores, livros, etc.

Turmas: 8ºano A, B, C e D. Tempo de execução: 30 dias consecutivos

Conclusão:

Este projeto foi satisfatoriamente realizado em 2013 graças ao trabalho e união de toda equipe: Inspetoras, Direção, Secretaria, Coordenadoras e professores que colaboraram direta ou indiretamente.
Alguns objetivos ainda não foram alcançados, tais como: aproximar a família da escola; envolver todas as disciplinas no projeto, porém a equipe da EMEF Tetsu Chinone acredita que nos próximos anos este projeto vai crescer e trazer novos colaboradores.

Contato:
marguitcho@hotmail.com

Diretora Marcia Cleto
Vice diretora Claudina Furtado
Coordenadora Luciana de Oliveira
Prof. Mauricio Volcov
Profª Margarete Freitas
Prof. Celso Simon
Prof. Carlos

Intervenções realizadas:

O trabalho teve inicio com uma reunião entre os docentes e gestores para o planejamento das ações. O Projeto foi apresentado para os alunos, desde o seu inicio bem como o resultado de todas as etapas até o momento, até chegar na proposta específica: “Corrida de Aleluia de São Roque”. Foi exibido o filme “Carruagens de fogo” que é um clássico e aborda o tema em questão, além de trazer uma linda mensagem de coragem e fé.

Os alunos assistiram vários documentários em vídeos sobre a vida da atleta Ana Garcez “Animal” que carrega uma incrível história de perseverança por ter sido moradora de rua e hoje é campeã internacional de Maratona. Nestes documentários, tiveram a oportunidade de  conhecer o exemplo de superação e valentia de Derek Redmond, atleta britâncio que cruzou a linha de chegada com os tendões rompidos. A perseverança de Gabrielle Andersen, reconhecida mundialmente por desafiar as câimbras e terminar a primeira Maratona feminina nas olimpíadas de 1984.

Outro momento bastante significativo foi o levantamento histórico sobre a Corrida de Aleluia baseado em jornais antigos da cidade (O Democrata), material gentilmente cedido pelo Jornalista Vander Luiz da Joven Pan. 

O bicampeão da Maratona da Disney, Santiago Araújo aceitou o convite de visitar a Escola e incentivar os alunos na prática do desporto, este momento foi muito significativo para o projeto e para o aprendizado dos alunos, pois os alunos puderam conhecer de perto a história de um morador da comunidade que venceu todos os obstáculos e tornou se um verdadeiro campeão.



  

Projetos interdisciplinares, como este, fornecem contextos significativos para o processo de ensino e aprendizagem e foi dentro deste contexto que cada Professor atingiu os objetivos em sua área:

Matemática
Profª Margarete Freitas

Na área de Matemática, a Profª Margarete Freitas orientou a criação e análise de gráficos e tabelas, baseado na pesquisa dos jornais, o cálculo de médias e resolução de problemas.



História
Prof Maurício Volcov Viveiro

Em História, o Professor Maurício Volcov, propôs aos alunos uma pesquisa nos jornais antigos para elaborar a Linha do Tempo da Corrida de Aleluia.















 Informática
Prof. Celso Simon

O Professor Celso Simon de informática aproveitou todo contexto para ensinar mais efetivamente as ferramentas do Excel, Word, além da leitura e produção de textos.

















Educação Física
Prof. Carlos

O Professor Carlos, ensinou na prática, os fundamentos, as regras e postura ética de uma corrida, os alunos aprenderam fazer os alongamentos e aquecimentos corretos para este tipo de esporte.





Participação dos alunos na Corrida de Aleluia Festival de Aleluia 2013










©Todos os direitos reservados
© Todos os direitos reservados para Margarete Freitas.

2 comentários:

  1. Essa é uma iniciativa pioneira, que resgata a cultura e o esporte, itens tão distantes, ultimamente, dos jovens do nosso país.
    A Corrida de Aleluia, deveria ser valorizada não somente pelos jovens, mas por todos os sanroquenses, que deveriam participar correndo, caminhando, incentivando, torcendo...indo para as ruas prestigiar esse evento!!! Parabenizo os organizadores desse projeto e que os bons ventos tragam outras boas idéias para valorizar nossa cultura e enriquecer o conhecimento!!! abraços

    ResponderExcluir